Saiba como a Construção Modular é um dos agentes responsáveis pela evolução da Construção Civil

Devido a crescente empenho com o intuito de trazer mais eficiência, agilidade e sustentabilidade em todos os cenários do mundo atual, o meio da construção civil não ficou de fora. Desses esforços surgiu então a construção civil modular.

Esse modelo de edificação foi registrado pela primeira vez em 1837, com o trabalho do carpinteiro Henry Manning que elaborou o projeto de uma casa em Londres para ser transportada e montada na Austrália.

Essa metodologia que utiliza de peças pré-fabricadas para suas construções alcança cada vez mais evidencia no campo da engenharia e tem causado muita admiração devido à grande agilidade na entrega que esse modelo de projeto permite.

Fica fácil então concluir, que esse modelo de construção civil modular pode se tornar o futuro da construção civil, com base nos diversos benefícios que esse método pode oferecer para aqueles que buscam por uma edificação mais rápida e eficiente.

O que é a construção civil modular?

Para entender com mais clareza como esse método tão inovador funciona, é necessário se adentrar no questionamento sobre o que, de fato, é a construção civil modular.

Como o próprio nome já diz, esse modelo de construção utiliza de módulos que já estão pré-fabricados e que devem ser apenas montados no momento da edificação, garantindo então maior agilidade no processo da construção.

Os módulos são como peças para sua construção, o que permite a flexibilidade de montar, desmontar, transportar e remontar novamente a sua edificação. Parece realmente ser um sonho, não é?

Esses modelos são fabricados por indústrias e podem ser elaborados a partir de diversos materiais que normalmente são reutilizados. Dessa forma, garante um imóvel feito de forma ágil, econômica, e ainda de forma sustentável.

Esse método é parecido com um grande Lego. Os módulos são pré-fabricados, em seguida são transportados para o canteiro de obras e montados por um profissional.

Vale ressaltar ainda que antes da fase industrial, que seria a confecção dos módulos, existe a fase de planejamento do projeto, onde a EUROBRAS cria junto com o cliente um projeto customizado para atendê-lo.

Só depois que o projeto é concluído, e que o cliente está satisfeito com a proposta estipulada, que se inicia o trabalho industrial da confecção dos módulos. Essa etapa permite que o projeto seja específico para atender ao que cada cliente precisa.

Construção modular x construção de alvenaria

A construção de alvenaria é o modelo convencional de edificação que vem sendo utilizado há diversos anos. Esse método consiste na junção de peças que devem ser sobrepostas e unidas por uma argamassa.

Esse é aquele modelo de obra tradicional, que utiliza de tijolos comuns e que é utilizado na maioria das construções. Entretanto, atualmente temos um novo modelo de construção que vem ganhar notoriedade no campo da engenharia, o modelo de construção modular.

Esse método, como já foi citado, utiliza de peças pré-fabricadas, que são transferidas e montadas no local desejado para a obra. Essa metodologia torna a construção mais rápida, sustentável e flexível com comparação com a construção de alvenaria.

Essa forma de edificação tem ganhado destaque justamente pelos diversos benéficos que ela oferece com relação ao modelo mais antigo utilizado. Além de oferecer ainda menor impacto e agressão ao meio ambiente.

Tipos de edificação em que se pode usar a construção modular

Atualmente a construção modular pode estar presente em praticamente todos os tipos de edificação. Esse método permite um leque quase que infinito de possibilidades.

Como já foi dito, por ser uma construção mais ágil e versátil, esse modelo vem sendo cada vez mais explorado a fundo, o que garante as diversas experimentações e aprovações para esse cenário.

A EUROBRAS fica feliz em ressaltar que não existem limitações para esse modelo tão vasto. Com um bom planejamento para o seu projeto, sem dúvidas, sua edificação ficará excelente.

Basta apenas imaginar, e passar a ideal para o papel e surgirão então diversas edificações de construção modular como: casas, escolas, lojas, galpões, hotéis e até edifícios. 

Agora que já sabemos como esse método é vasto, vamos explorar melhor alguns exemplos do modelo de construção modular, que vem ganhando espaço no cenário de edificações.

Vejamos então mais alguns exemplos para essa modelo de construção:

·        RESIDÊNCIAS

Através desse modelo, a construção de residência acaba se tornando muito mais rápida, oferecendo um excelente padrão de qualidade e trazendo mais eficiência a rotina da construção.

·       CASAS LUXUOSAS

Aquele que acredita que esse modelo de construção pré-fabricada fica mais simples e sem graça, está completamente enganado. As casas modulares também podem ser deslumbrantes e sofisticadas. Essas características irão variar de acordo com o projeto e o gosto do cliente.

·        ESCOLAS

Existem diversas escolas no mundo todo que estão utilizando do modelo de construção modular para suas edificações justamente por conta da agilidade e eficiência que são essenciais em qualquer projeto, principalmente para estabelecimentos maiores como uma escola.

·        HOTÉIS

Existem também os hotéis modulares que representam uma grande porção dos modelos de construção modular espalhado pelo mundo atualmente. Esse método revolucionou o conceito de hotéis com sua tendência inovadora de construção.

·       LOJAS

As lojas também garantem um lugar de destaque na proporção de construções modulares pelo mundo. Esse modelo pré-fabricado tem surpreendido desde aos clientes que buscam por edificações mais simples aos que buscam por uma construção mais pomposa.

Vantagens da construção modular

Os projetos para esse modelo de construção garantem uma grande variedade de benefícios. Entre eles, podemos destacar a mínima ou quase nula incidência de poluição ambiental, com menor geração de ruídos e poluição do ar, por exemplo.

Permitem uma melhor pré-visualização e avaliação das instalações hidráulicas, mecânicas e elétricas devido ao modelo de projeto. Além de reduzir os índices de acidentes de trabalho e aumentar a segurança no campo da construção devido a necessidade de um ambiente mais seguro e propicio para a construção modular.

Sem levar em consideração que torna o seu projeto mais rápido, eficiente e rentável. Vamos destacar então alguns desses benefícios que trarão o diferencial para aqueles que optam pela construção modular:

·       AGILIDADE

Essa é uma das características mais apontadas por aqueles que fazem uso deste modelo de construção. Essa metodologia que utiliza de peças pré-fabricadas garante mais velocidade de construção.

Vários processos da construção são feitos de formas simultâneas, o que cria um ganho enorme de tempo com relação a obra convencional. Enquanto os módulos são fabricados na indústria, são estabelecidas as condições adequadas para o terreno, o que nunca poderia ser feito de forma simultânea numa construção de alvenaria, por exemplo.

·       SUSTENTABILIDADE

Outro fator muito interessante que a construção modular apresenta, é a sustentabilidade. Já que a criação dos módulos para cada projeto é muito precisa, resultando numa quantidade muito inferior de entulhos que uma obra convencional causaria.

Esse modelo de construção também está muito à frente da alvenaria para aspectos como a demolição e o impacto causado no meio ambiente. Já que essas edificações podem ser transferidas, diminuindo muito a incidência de demolições de um projeto.

·       QUALIDADE E CONTROLE

Esse sem dúvidas é um dos benefícios mais significativos em comparação ao modelo de construção convencional, já que com os módulos sendo feitos em ambientes fechados, o controle de recursos e a precisão no cronograma se tornam muito mais específicos e assertivos.

Essa metodologia de construção requer padrões iguais ou até mais criteriosos que os padrões utilizados para uma construção de alvenaria, não perdendo em nada para a construção convencional nesse quesito.

Possui ainda o cenário da segurança do trabalho bem definido, tornando o esforço físico e os riscos de possíveis acidentes para a construção muito inferiores aos prováveis numa construção tradicional.

·       VERSATILIDADE

No campo da versatilidade a construção modular também está muito à frente da construção convencional, por trazer benefícios que antes pareciam impossíveis para o campo da edificação.

Com a variedade de opções para modelos de construções que podem ser transportadas, esse modelo garante uma flexibilidade nunca vista antes na engenharia.

Seja para casas luxuosas ou simples lojas, essa versatilidade amplia a quantidade de possibilidade no âmbito da construção civil, gerando notórios benefícios para os que optam pela construção modular.

Conclusão

Com esse cenário incrível e vasto de benefícios, fica claro que a construção modular é sim um excelente investimento para aqueles que procuram por uma construção mais ágil e eficiente.

A EUROBRAS garante um projeto que atenda às necessidades de cada cliente, de acordo com especificações de cada projeto. Tornando cada construção uma experiência singular e completa.

Concluir uma construção de forma organizada, econômica, ágil e flexível nunca foi tão fácil. Essa metodologia sem dúvidas vai atrair aos mais diversos clientes com os mais diversos projetos.

Realizar sua construção de forma segura, sustentável e econômica, além de realizar a conclusão da obra de forma que economize tempo e dinheiro são os pontos fortes desse modelo que vem conquistando a todos no meio da engenharia civil.

A construção modular veio para revolucionar o cenário de edificações e vale a pena ser analisada para todos os que pretendem realizar uma construção.

Compartilhe

Você também pode gostar